Impostos – MACS
Impostos – MACS
Imposto é uma prestação de carácter obrigatório, das famílias para o Estado. Existem dois tipos de impostos:
- Diretos – aqueles que incidem diretamente sobre o valor tributável, ou seja, o rendimentos das famílias: exemplo do IRS e do IRC;
- Indiretos – aqueles que incidem indiretamente sobre o valor do rendimento das famílias: exemplo do IVA, IMI, IMT, Imposto de Selo, Imposto sobre Veículos Motorizados, Imposto sobre os Combustíveis, Imposto sobre o Tabaco e Imposto sobre Heranças.
IVA
O IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) é um imposto indireto e sobre a despesa. Este imposto incide sobre bens de consumo, e a sua taxa varia no Continente e nas Regiões Autónomas. Para se calcular o custo do IVA num bem, deve-se utilizar uma regra de três simples ou uma multiplicação:
- Preço do bem com IVA ——- 100% + taxa de IVA
Valor monetário do IVA (x) ——- Taxa de IVA; - Preço do bem sem IVA × Taxa de IVA (2 c. d.).
Cálculo do IUC
O IUC é um imposto que é praticado de acordo com a cilindrada (componente cilindrada) de um veículo motorizado e de acordo com as gramas/ Km de Co2 e com o tipo de combustível gasolina ou gasóleo (componente ambiental)
IMI
O IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) é um imposto indireto que incide sobre o valor patrimonial tributário dos prédios rústicos, urbanos ou mistos, situados em Portugal. O valor patrimonial tributário dos prédios urbanos (Vt) é obtido pela expressão seguinte – Vt = Vc × A × Ca × Cl × Cq × Cv, na qual:
- Vc – valor base dos prédios edificados;
- A – área bruta de construção e área excedente à área de implantação;
- Ca – coeficiente de afetação;
- Cl – coeficiente de localização;
- Cq – coeficiente de qualidade e conforto;
- Cv – coeficiente de vetustez.
IRS
Exercícios de Aplicação
Cálculo de Impostos
Exercício nº1
Exercício nº2
Exercício nº3
Exercício nº4
Exercício nº5
Exercício nº6
Exercício nº7
Ver também: